Saiba como manter sua conta ativa
O Google anunciou, nesta terça-feira (16), que a partir de dezembro de 2023 vai começar a deletar contas com 2 anos ou mais sem uso. A exclusão afetará o Gmail (e outros serviços do Workspace como Docs, Drive, Meet e Agenda), YouTube e Google Fotos.
O objetivo da nova política, segundo a empresa, é garantir ainda mais segurança aos usuários, já que a maioria das contas inativas podem estar comprometidas . Isso ocorre porque essas contas geralmente dependem de senhas antigas ou reutilizadas, não tiveram a autenticação de dois fatores configurada e recebem menos verificações de segurança pelo usuário, o que garante sua vulnerabilidade.
A empresa garantiu que embora a política já tenha entrado em vigor, nesta terça-feira (16) não afetará imediatamente os usuários com uma conta inativa. Bem como, será aplicada em fases, começando com contas que foram criadas e nunca mais usadas. As contas receberão notificações ao longo dos meses anteriores à exclusão, tanto para o endereço de e-mail da conta quanto para o e-mail de recuperação (caso tenha sido fornecido). Além disso, o processo de exclusão só terá início a partir de dezembro de 2023.
Como manter sua conta ativa
Segundo comunicado da empresa, a maneira mais simples de manter uma Conta do Google ativa é fazer login pelo menos uma vez a cada 2 anos, evitando assim, sua exclusão.
Considerado atividades:
- Ler ou enviar um e-mail;
- Usar o Google Drive;
- Assistir a um vídeo do YouTube;
- Baixar um aplicativo na Google Play Store;
- Usar a Busca do Google;
- Usar o Login com o Google para fazer login em um aplicativo ou serviço de terceiros;
Você decide o que acontece com as suas contas e dados
A empresa oferece uma variedade de ferramentas gratuitas para ajudar a gerenciar sua conta e fornecer opções para fazer backup de seus dados.
Enfim, as opções que os usuários podem selecionar na inscrição incluem:
- Enviar arquivos específicos para contatos confiáveis de sua escolha;
- Aplicar uma resposta automática do Gmail;
- Excluir sua conta completamente.
Para conhecer a política de inatividade na íntegra, acesse o comunicado oficial: Google
Encontrou algum erro no post? Avise-nos